Saskia Lenaerts – ModaLisboa
19194
portfolio-item-template-default,single,single-portfolio-item,postid-19194,theme-audrey,eltd-core-1.1.1,woocommerce-no-js,et_monarch,designers,portfolio-item-saskia-lenaerts,modalisboa-child-ver-1.0.0,audrey-ver-1.5,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-follow-portfolio-info,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-light-header,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,eltd-woocommerce-columns-2,eltd-woo-small-space,eltd-woo-single-thumb-below-image,eltd-woo-single-has-pretty-photo,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Designers

Saskia Lenaerts

Designer

Saskia Lenaerts

WORKSTATION
Ver Bio
SASKIA tem o orgulho de apresentar GOLA (advance and retreat): um filme para sua estreia na London Fashion Week 2022. Explorando e expandindo os limites do território e do espaço pessoal versus coletivo.
Uma parte intrínseca da identidade de SASKIA desenvolveu-se graças à sua herança diversificada, que envolveu migração e fusões culturais ao longo de gerações.
O modo de vida transnacional é normal para a Designer, e é o que imagina para o mundo.
Consciente de quão politicamente carregado se tornou o ato básico de cruzar uma linha, a Designer pede-nos para olhar além e imaginar as possibilidades que surgem de estilos de vida transculturais.
Fundamentalmente, GOLA (advance and retreat) celebra os resultados positivos que se desenvolvem a partir de deslocamentos ancestrais negativos.
Esta coleção usa o disfarce para esconder o disfarce.
Os processos terapêuticos de design, artesanato e fabricação aplicados ao transformar, disfarçar e reaproveitar roupas militares são o veículo para a cura social.
– As malhas militares excedentes são redefinidas em hoods, jumpers, leggings e boxers.
– Calças militares com forro acolchoado são disfarçadas através da aplicação de técnicas de patchwork upcycled.
– Um trench coat e colete com volume embutido, ocupando os espaços negativos entre os corpos.
– Calças de combate são cortadas e reconfiguradas.
– Garrafas antigas do exército transformam-se em moldes para artigos de couro moldados à mão.
Estas roupas de combate foram dispensadas dos seus postos originais e têm agora uma nova função.
Para este filme, SASKIA uniu forças com a realizadora e amiga de longa data Vitoria De Mello Franco.
A história e os valores da coleção tocaram De Mello Franco e levaram-na para a energia carregada no seu país-natal, o Brasil. SASKIA desamarrou-se da sua história pessoal e desta coleção. Passou o testemunho e deu liberdade criativa para o filme mostrar novas perspetivas sobre o transnacionalismo numa geografia diferente.
De Mello Franco formou a equipa criativa com os realizadores Ian Cheibub e Marina Zabenzi para, coletivamente, refletir, documentar, questionar, investigar e entrevistar soldados dispensados, mestres de capoeira, pessoas comuns e muito mais. Este ato trouxe a oportunidade para o propósito e missão da SASKIA alcançar novos terrenos e tornar-se uma marca verdadeiramente colaborativa e transglobal. O agora título reflete essa colaboração: “GOLA”, o título dado pela equipa brasileira, e “(advance and retreat)”, dado por SASKIA.
Para o filme, a equipa conceptualizou como re-simbolizar os gestos tradicionais de confronto e luta através dos corpos de homens transnacionais contemporâneos.
A capoeira tornou-se a principal fonte de pesquisa. Como arte marcial, as suas origens desenvolveram-se a partir do disfarce. Como meio de sobrevivência, dança, música e movimento tornaram-se as ferramentas para esconder técnicas de luta.
A capoeira representa possibilidades temporárias de penetração em territórios proibidos.
Os seus movimentos e gesticulações são definidos pela “ginga”; ou balanço, e nunca estão estagnados.
A equipa desenvolveu uma relação próxima com dois capoeiristas, Flexa e Espião, e o seu mestre, Bruno Pé de Boi.
Pé de Boi convidou a equipa a assistir e documentar as suas aulas semanais de capoeira. Posteriormente, a sua consultoria e direção de movimento tornaram-se parte integrante do filme. Graças a estes homens, a equipa infiltrou-se no seu território para investigar o espaço negativo e a interação entre os seus corpos.
À primeira vista, os corpos representam uma estética masculina tradicional. Distantes, mas movendo-se quase como um só, os dois homens carregam nos seus corpos uma luta ancestral pela reterritorialização.
Através do balanço, desfocamos os limites do que é uma luta e do que é um abraço. O que é pessoal, o que é coletivo. O que é um ataque e o que é uma oferta de paz?
GOLA pretende ampliar os limites de demarcação. Um ato de equilíbrio entre avançar e recuar.
Equipa criativa completa de GOLA (advance and retreat).
Agradeço terem posto os seus sentimentos profundamente pessoais e coletivos na criação deste filme. Esta colaboração emocionou-me. Reforçou práticas inventivas para a marca e a minha missão de me envolver na cura social.
Direction: Ian Cheibub, Mariah Schwartz, Marina Zabenzi and Vitoria de Mello Franco
Story: Ian Cheibub, Mariah Schwartz, Marina Zabenzi and Vitoria de Mello Franco
Cast: Espião / Luiz Fernando Lukas Flexa and Flexa / Hugo Sacramento
Movement director: Mestre Bruno Pé de boi.
Executive Producer: Saskia Lenaerts
Producers: Ian Cheibub, Marina Zabenzi and Vitoria de Mello Franco
Associate Producer: Mestre Bruno Pé de Boi
Cinematography: Ian Cheibub and Marina Zabenzi
Artistic campaign direction: GALOPE Studio and Vitoria De Mello Franco.
Styling: Natasha Ribas and Olivia Lodi
First camera assistant: Lucas Affonso
Graphic design: GALOPE Studio
Editing: Gabb Neves
Colour grading: Gabb Neves
Sound design and original soundtrack: Felipe Fernandes
Special Thanks to for your support: Capoeira Pé de Boi, Oliver Equipamentos.
Special thanks for the support: London Fashion Week, British Fashion Council and the New Enterprise Grant.

Disponível brevemente

Date

Setembro 29, 2020

Like