MODAPORTUGAL LIFE CYCLES

A estratégia de promoção MODAPORTUGAL, conduzida pelo Centro de Inteligência Têxtil (CENIT), em estreita parceria com a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), regressa a Lisboa, de 09 a 12 de março para integrar a programação oficial da MODALISBOA CORE com mais um evento que pretende assinalar a excelência dos setores têxtil e de vestuário nacionais.

MODAPORTUGAL LIFE CYCLES é o conceito por detrás desta mostra de excelência da têxtil e da confeção de vestuário portuguesas junto do público nacional, depois de iniciativas semelhantes em Paris, Porto e Dublin.

Tendo presente os conceitos de transparência e circularidade como modelos de produção industrial e os respetivos ciclos de vida de materiais, contextos e processos, será instalada no local do evento (Lisboa Social Mitra) uma instalação imersiva holográfica de uma fábrica, onde se performam alguns dos métodos de fabricação que vão desde o modelo mais craft – com referência à recuperação de peças de vestuário -, passando pela regeneração de resíduos, até ao lado mais tecnológico da indústria, com recurso ao 3D e ao virtual.

Sobre esta peça central da instalação, será projetada uma constelação de imagens imersivas do ambiente industrial, assim como imagens que traduzem a relação deste com a natureza e com o ser humano.

De acordo com o Presidente do CENIT, Luís Hall Figueiredo, “Com mais uma presença na Lisboa Fashion Week, e depois de Paris, Porto e Dublin, o CENIT pretende, com esta ação, sublinhar as novas dinâmicas de digitalização dos processos industriais e a capacidade do setor para regenerar o sistema da moda, tornando-o mais circular.

De salientar que Portugal possui uma rede de mais de 6.000 empresas, emprega mais de 128.000 trabalhadores na indústria têxtil e do vestuário e moda, e oferece o menor lead time produtivo do mercado, além de garantir as melhores condições de produção no plano social e ambiental. Estes factos, associados à reconhecida qualidade, seriedade e fiabilidade no serviço prestado, complementados com a mais avançada tecnologia, posicionam a indústria da moda portuguesa como uma referência no mundo e no desenvolvimento social para o século XXI.”

A ação MODAPORTUGAL LIFE CYCLES é promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário, Confeção e Moda, no âmbito do projeto Lusitano, projeto/investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration.

Promotor: CENIT – Portuguese Centre of Intelligence for the Textile Industry
Partner: ANIVEC – Portuguese Association for Clothing and Apparel Industries
Curator: Miguel Flor
Architecture: Sérgio Rebelo and Nuno Paiva
Holographic Display: Grandpa’s Lab
Graphic Design: João Cruz at Mountain Superstudio™
Video: Estúdio Emigrante
3D Typography: Serafim Mendes
3D: Frejen, Wise Solutions
Manufacturing Performance: Modatex
Special Thanks: Calvelex, Paulo de Oliveira, Polopiqué, Riopele, Alves/Gonçalves, Filipe Augusto and Tajiservi.